sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Machados/Pernambuco/Brasil

Machados é um município brasileiro do estado de Pernambuco limita-se ao norte e a oeste com Orobó, ao sul com São Vicente Férrer, ao sudeste com Bom Jardim,e a leste com Vicência.



Aniversário: 20 de dezembro

Fundação: 1963

Gentílico: Machadense

Prefeito: Argemiro Cavalcanti Pimentel (PT) [2017-2020]

Agricultura

O principal meio de subsistência da cidade é a monocultura da banana, sendo quase em todo o seu território. É dos maiores produtores de banana do Brasil, por causa do seu clima frio, apesar de estar próximo aos trópicos.

Cultura e Religião

O artesanato é rico, sendo alimentado pelos produtos produzidos com a folha da banana, são fabricados manualmente diversos modelos de caixinhas, e vários outros tipos de artefatos. A religião predominante é a Católica, onde também encontramos Envangélicos e Espíritas. A festa do padroeiro São Sebastião acontece no mês de Janeiro, sempre no último final de semana, a procissão atrai vários moradores no domingo, logo após a Missa de Encerramento inicia-se a festa pública onde no palco apresentam-se artistas regionais e nacionais. A festa hoje é associada da Igreja Católica com a Prefeitura Municipal (durante muitos anos era unicamente da Igreja). A Festa da Banana é realizada todos os anos, normalmente no mês de Novembro ou Dezembro, organizada pela Prefeitura Municipal, dura três dias e atrai milhares de pessoas.

Saúde e Educação

Possui um Hospital Municipal, vários USFs situados em diversos bairros e consultórios particulares. Na Educação regida hoje pela Secretária Ana Patrícia (Professora de Letras, Advogada e Contadora), detém o cuidado de muitas escolas municipais. É localizada também a Escola Severino de Andrade Guerra ESAG, escolas particulares como a Escola Pingo de Gente e o Educandário Coração Materno. A quadra municipal Alfredo Neto é o centro de confrontos esportivos, apresentações culturais e festas particulares.

História e Cronologia

Machados está situado em terras do antigo Engenho Bom Destino, que pertencia ao município de Bom Jardim. Pela proximidade ao Engenho Machado (propriedade de uma família de mesmo nome), o nosso município recebeu o nome Machados. O marco zero, localiza-se onde atualmente está edificada a Igreja Evangélica Congregacional. A primeira casa, construída por Manoel João Rodrigues do Nascimento, no ano de 1890 e, lhe serviu de residência e ponto comercial. Tal fato, despertou a atenção de outras pessoas, que começaram a construir novas casas, iniciando, assim, a Vila Machados. A partir de sua fundação o povoado cresce e é elevado a categoria de vila. Em 10 de outubro de 1917 realiza-se a primeira feira livre, que resistindo às pressões de alguns políticos da região, foi se firmando e atraindo a atenção dos comerciantes das comunidades vizinhas, que aqui instalavam suas barracas a fim de comercializarem seus produtos.

  • Lei Estadual 4994, de 20 de dezembro de 1963, Art. 1º:
Fica criado o município de Machados, desmembrado do município de Bom Jardim, cuja sede será a do atual distrito de mesmo nome, que será elevado à categoria de cidade.
  • Decreto-lei Estadual nº 61, de 5 de agosto de 1969, Art. 7º:
Ficam transformados em termos, das comarcas a que pertencem, os seguintes distritos: ... 25 - Machados.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º40'56" sul e a uma longitude 35º31'22" oeste, estando a uma altitude de 416 metros. Sua população estimada em 2010 mais de 13.000 habitantes. Possui fronteira ao norte com o Orobó dividindo assim um dos seus mais recentes e crescentes bairros "Machadinho". Localizada na PE 89, que é ligada à PE 90 ao longo do município de Limoeiro.

0 comentários:

Postar um comentário